MADRINHAS DA PROVA

Carla Sacramento e Aurora Cunha

Carla Sacramento

Uma das madrinhas da nossa prova é a Carla Sacramento (10 de Dezembro de 1971), “filha” do nosso concelho, ela é uma das atletas mais tituladas da história do atletismo português e repete, com orgulho nosso, a sua presença de 2018 na nossa prova.

 

Cedo despontou para a modalidade, começando a correr com apenas 7 anos no clube C.C.D.Paivas, mudando depois para o clube Fogueteiro. Nesta colectividade teve bastante notoriedade e com apenas 15 anos transferiu-se para o S.L.Benfica onde permaneceu alguns anos.

 

Mais tarde viria a tornar-se atleta do Sporting, seguindo-se o Maratona Clube Portugal, onde esteve grande parte da sua carreira, tendo terminado lá o seu magnifico percurso atlético. 

Vasto pecúlio de medalhas internacionais

Tem um vasto pecúlio de medalhas internacionais em campeonatos europeus e mundiais ao ar livre e indoor,com um total de 8 medalhas nas distâncias de 800,1500  3000 metros e cross(por equipas). Destas destacam-se as medalhas de ouro na distância de 1500 metros em Pista Coberta(Estocolmo/96) e no Campeonato do Mundo ao ar livre realizado em Atenas no ano de 97 onde se sagrou campeã do mundo.  

 

Terminou a sua carreira com 35 anos, deixando um legado fortíssimo e de marca indelével no panorama do atletismo nacional, sendo ainda detentora passados 20 anos, dos recordes nacionais de 800,1500 e 3000 metros.

Aurora Cunha

Aurora Cunha é um dos nomes grandes do atletismo nacional e é também madrinha do nosso evento. O seu percurso no atletismo tem a notável  particularidade de ter sido a única portuguesa que foi detentora de todos os recordes nas distâncias  de 800, 1500, 3000, 5000 e 10000 metros,15 km e  Meia-Maratona. Ainda hoje figura no top 10 de várias distâncias quase 20 anos depois de ter dado por terminada a sua brilhante carreira.


O maior destaque é o facto de ter sido tri-campeã mundial de estrada na distância de 15 km em três  anos consecutivos (entre 84 e 86)com a ultima vitória a ser obtida em Lisboa.perante uma assistência de vários milhares de pessoas.


A atleta vimarenense nascida na freguesia de Ronfe,conseguiu também uma magnifica vitória na taça do mundo em 1985 na distância de 10000 metros.


Foi também uma excelente maratonista com vitórias nas Maratonas de Paris,Roterdão.Chicago e Tóquio.

22 titulos nacionais

em pista e corta-mato

No ano de 1988 logrou vencer categoricamente a Rainha das S.Silvestres do mundo (S.Silvestre de S,Paulo). Participou em 3 Jogos Olimpicos,4 Campeonatos da Europa e 3 Campeonatos do Mundo em pista,além de outras participações em mundiais de estrada e de corta-mato.

Destaque para os seus 22 titulos nacionais em pista em diversas distâncias  e em corta-mato ao longo de uma extensa carreira  envergando quase sempre as cores do seu querido F.C.Porto.

Aurora é hoje uma das grandes dinamizadoras do desporto nacional,emprestando o seu carisma e experiência  em diversas competições de atletismo e ciclismo, estando também envolvida noutros projectos de solidariedade e promoção do bem-estar e hábitos saudáveis, Por tudo isto,foi agraciada com o titulo de Grande-Oficial da  Ordem do Infante D,Henrique no ano de 2005.

Será por isso uma grande honra e privilégio recebermos a campeoníssima Aurora Cunha na nossa III S.Silvestre de Corroios.

Centro Comunitário de Saúde Oral

Fique a par das últimas novidades

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now